Consultório e aconselhamento por Skype

Eu sou psicóloga e trabalho ajudando as famílias que me procuram com alguma situação específica na educação de seus filhos. Por exemplo, para saber melhor sobre o que a criança precisa em diferentes estágios do seu desenvolvimento.

Às vezes os pais têm dúvidas, não sabem se uma situação é normal na faixa de idade da criança ou se está acontecendo alguma coisa fora da normalidade.  Algumas famílias que chegam em busca de orientação têm dificuldades com os limites, por exemplo, ou por que a criança não dorme à noite, etc.

Se percebo a necessidade de um diagnóstico, porque sinto que há algo mais com a criança, recomendo outros profissionais. Talvez seja necessário consultar um médico, por exemplo.

Eu gostaria de destacar que, normalmente, as crianças antes dos sete anos de idade não precisam de terapia psicológica. Se houver um distúrbio emocional, devemos olhar em torno da criança e tentar identificar o que está acontecendo ao seu redor.Talvez seja um problema na dinâmica familiar, ou uma questão dos pais, ou algo que vem da escola … Se parece que os pais precisam de ajuda, tento ajudá-los a identificar o problema e recomendo uma direção a seguir . Se a dificuldade vem da escola, podemos tentar uma conversa com a escola para compartilhar um outro olhar.

É verdade que nem todas as famílias vêm porque têm dificuldades Muitos vêm com uma pergunta, porque eles querem saber minha opinião sobre uma determinada situação: por exemplo, as famílias que estão considerando o desmame, mas não sabem como fazê-lo de uma forma respeitosa, ou famílias que não sabem como agir quando chega um irmãozinho ou que têm dúvidas sobre o que fazer com a chupeta, ou como acompanhar os seus filhos no processo de deixar a fralda, etc.

Partilho uma visão construída a partir de uma  experiência e um caminho pessoal e profissional, influenciado principalmente pela visão pikleriana (da Dra Emmi Pikler e do Instituto Pikler-Lóczy) e pela pedagogia Waldorf.

Como atualmente moro na Espanha, os encontros com famílias que moram em outros países  se realizam por Skype e o pagamento se faz por transferência, Paypal ou envio por Western Union.